segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

5 Fatos Curiosos Relacionados à Água

A água é para nós, uma das substâncias mais simples e conhecidas da natureza.No entanto, por trás desta aparente simplicidade, ela ainda nos reserva muitas surpresas estranhas e os cientistas continuam pesquisando para tentar desvendar todos os seus segredos.



1 - Água quente congela mais rápido do que água fria.
Apesar de parecer uma uma coisa ilógica a água quente congela mais rápido do que a água fria.
Em 1963 um estudante da Tanzânia chamado Erasto B. Mpemba estava fazendo sorvete numa aula de culinária e notou que as misturas mais quentes congelavam mais rápido que as mais frias.Resolveu então, perguntar sobre o fenômeno ao professor, que o ridicularizou dizendo: ” Tudo que posso dizer é que isso é a física de Mpemba e não a física universal”.
Mesmo assim, Mpemba não desistiu e convenceu um professor de física a fazer alguns experimetos que confirmaram suas observações. Em certas condições, a água quente realmente congela antes da mais fria.
Hoje, o fenômeno é conhecido “efeito Mpemba” e apesar de existirem várias explicações possíveis ele ainda não foi completamente entendido pelos cientistas.

2 - Super congelamento e o gelo “instântaneo”.
Todos sabem que ao resfriar a água até 0ºC, ela transforma-se em gelo.Ou não.Isso mesmo, você pode resfriar água muito pura até seu ponto de congelamento sem ela ao menos dar sinais de que está ficando sólida.
Muito já se sabe sobre o super congelamento.Para os cristais de gelo começarem a formar são necessários pontos de nucleação, que podem ser desde bolhas de gás até resíduos da superfície do recipiente. Sem essas impurezas a água pode permanecer líquida a temperaturas bem abaixo do seu ponto de congelamento.
Quando a nucleação é disparada, essa água super resfriada transforma-se em gelo quase instantaneamente.
Similarmente, a água pura super aquecida permanece líquida mesmo quando a temperatura ultrapassa seu ponto de evaporação.



3 - Água vitrificada.
Pense rápido: Quantos estados da água existem? Três? Acho que não.
Existem pelo menos 5 estados diferentes para a água líquida e os cientistas (sempre eles) já descobriram pelo menos 14 estados diferentes para o gelo.
Relembrando a água super resfriada logo acima, quando a temperatura da água alcança menos -38ºC, até mesmo a mais pura água transforma-se em gelo (acompanhada de um ruído audível).Se continuarmos baixando a temperatura até -120ºC, algo muito estranho vai acontecer: A água torna-se um líquido ultra-viscoso, grosso como um melado.
Indo mais abaixo ainda, a -135ºC, ela vira “água vitrificada”. Um sólido sem estruturas de cristais.



4 - Propriedades quânticas da água.Para complicar um pouco.
A nível molecular, a água comporta-se de maneira ainda mais estranha.
Numa experiência feita em 1995, físicos encontraram um resultado intrigante: Quando neutrons eram dirigidos para as moléculas de água, eles “viam” pouco menos do que 25% dos prótons do hidrogênio esperados.
Para encurtar a estória. Isso significa que a nível dos attoseconds (10-18 segundos),Ocorre um estranho efeito quântico e a fórmula química da água não é H2O, e sim H1.5O.



5 - A memória da água.
Na homeopatia, a solução diluída de um composto pode ter efeitos curativos mesmo quando o fator de diluição é tão grande que, estatísticamente não exista molécula nenhuma na solução, a não ser a da própria água.
Os homeopatas explicam este paradoxo como um conceito chamado “water memory”, onde as moléculas da água “lembram” quais partículas já estiveram dissolvidas nela.
Para a farmacologista e professora irlandesa, Madeleine Ennis isso não fazia sentido algum e, sendo ela uma crítica ferrenha da homeopatia, organizou um experimeto par desmascarar, de uma vez por todas, a “memória da água”.
Para a surpresa geral, o resultado obtido foi exatamente o oposto.
Com uma solução de histamina tão diluída que, provavelmente, não continha uma única molécula de histamina, Madeleine conseguiu resultados surpreendentes.Esses resultados foram replicados em quatro laboratórios diferentes com a solução funcionando exatamente como a histamina ajudando no combate a inflamações nas células brancas do sangue.
A professora, que continua cética quanto aos efeitos da homeopatia, admite que algo inesperado aconteceu e diz que mais pesquisas na área são necessárias.

4 comentários:

Anônimo disse...

super cool :}

Juarez Lima disse...

vi esse blog pela primeira vez hj cara, muito bom mesmo, parabéns, continue!!! :D

Anônimo disse...

Parabens pelo site

Muito bem feito continue sempre

Amanda Castaldi disse...

muito daora este blog
adorei
parabens!!♥♥